terça-feira, novembro 13, 2012

Obrigado a Isabel Jonet

“(…) aquilo que mais me toca e tocará, aquilo que mais me afecta e afectará, é o empenho dos excelentes e a miséria dos medíocres(…).”
Esta frase é tirada do quarto livro da série Primeiro Homem de Roma e é posta pela autora no discurso de encerramento do consulado de Júlio César. Durante o seu ano como cônsul César teve por colega Bibulo, que, para impedir as reformas de César, se retirou para casa a observar os astros. Por isso esse ano ficou conhecido, não pelo nome dos dois cônsules como habitualmente, mas pelo ano do consulado de Júlio e César.
Lembrei-me deste episódio por causa da polémica à volta das declarações da Dra. Isabel Jonet num debate na SIC Noticias. Nos últimos dias temos assistido aos ataques mais baixo e mais vis possíveis à Presidente do Banco Alimentar Contra a Fome.
Não tenciono fazer aqui a defesa da Dra. Isabel Jonet. O seu trabalho fala por si e não precisa para nada das minhas palavras. Contra as ofensas de alguns cobardes erguem-se as 350 mil pessoas que todos os meses recebem comida do Banco Alimentar.
Escrevo estas linhas porque me tem impressionado muito a venenosidade dos ataques dirigidos a Isabel Jonet. Ataques coordenados por pessoas para quem a pobreza e a fome são apenas palavras que ajudam no discurso político.
O Estado Social é uma coisa bonita. E vociferar contra a pobreza também. Mas enquanto alguns se dedicam a discursar ou tweetar sobre o assunto, a Dr. Isabel Jonet ajuda a por comida na mesa daqueles que têm pouco.
Existe uma grande diferença entre a grandeza de Isabel Jonet e a pequenez de quem a ataca. É que para chegar a essa grandeza é preciso trabalhar muito, sacrificar o seu tempo, arriscar dar a cara.
Para a pequenez basta um “gosto” no facebook ou postar num blog. E assim se acalma uma consciência farisaica, com a ilusão de que se fez alguma coisa de útil.
Como eu dizia este post não serve para defender a Dra. Isabel Jonet, a sua obra faz isso melhor que eu. Serve simplesmente para lhe agradecer.
Obrigado Dra. Isabel Jonet por ajudar quem mais precisa. Obrigado por me educar na caridade. Obrigado pelo tempo oferecido ao país e aos mais pobres. Obrigado por não responder a quem a ataca como eu faria, dizendo simplesmente “não gostam, então façam vocês”. Obrigado pela simplicidade com que faz a sua missão. Muito obrigado por estes vinte anos de voluntariado. Que Deus a mantenha por muitos e bons anos à frente do Banco Alimentar. Eu agradeço e penso que o país real, aquele que existe para além das redes sociais e dos media, também!

Sem comentários: