quarta-feira, setembro 12, 2012

"Estaline - Na Corte do Czar Vermelho", Simon Sebag Montefiore

 
Acabei à pouco tempo de ler o livro “Estaline – A Corte doCzar Vermelho” (Aletheia, 666 pgs., 26,25€) de Simon Sebag Montefiore. O autor, um inglês de origem judia, é professor de história na Universidade de Cambridge e especialista na história da Rússia.
O livro narra a vida de Estaline, da sua família e dos seus amigos mais chegados após a sua chegada ao poder. Não se trata de um retrato intimista ou psicológico de Estaline, cheio de revelações bombásticas. O autor limita-se a narrar a vida social e familiar do ditador soviético tendo como pano de fundo os dramáticos acontecimentos do consulado do homem que governou a Rússia durante 30 anos.
O ponto de partida do autor é simples. Hoje em dia existe a tentação de atirar toda a culpa das monstruosidades dos crimes dos regimes totalitários para cima de um monstro, de um louco, de um psicopata.
Em vez do retrato de um ser desumano, Montefiore apresenta-nos o retrato de um homem normal. Um homem com família e amigos. Um homem que gostava de festejar os anos beber e comer com os que lhe eram mais próximos. Um homem que se comovia com a música. Um homem com sentido de humor e capaz de se comover com pequenas recordações (por exemplo, perdoou um homem que tinha o mesmo nome do padre que o ensinou a ler).
Para além disso, demonstra também que Estaline não era um monstro a actuar sozinho. Todos aqueles que o rodeavam eram apoiantes claros das suas políticas. Na obra o autor demonstra que nas purgas de 1937 todos os governantes das províncias pediram para aumentar a quota de dissidentes a prender ou matar ditadas pelo Politburo.
Esta biografia não desculpabiliza em nenhum momento as atrocidades de Estaline. Muito pelo contrário, torna-as ainda mais monstruosas. Porque demonstra que não foram fruto de um louco, mas de um homem normal que acreditava que a sua ideologia valia mais do que a vida.
Em última instância este é o facto mais assustador deste livro: é que todos nós podemos ser como Estaline. Todos nós podemos preferir a ideologia à verdade. Todos nós podemos preferir o mal ao bem. A diferença, em última instância, é de escala.

Sem comentários: