quarta-feira, março 25, 2009

Anunciação


Hoje é o dia em que se celebra a Anunciação do Anjo a Nossa Senhora. Hoje celebra-se o momento em que o Verbo se fez carne, permitindo assim ao homem estar ver a Deus.

Também neste dia celebravam os primeiros cristãos a morte de Jesus na cruz. Não sei porque motivo é assim (embora já tenha ouvido algumas explicações) mas de facto faz sentido celebrar estas festas no mesmo dia. Porque a morte de Jesus é o completar do seu nascimento. Foi para isso que Cristo veio: para redimir os nossos pecados através da sua vida oferecida em sacríficio.

Para falar deste dia não conheço melhor do que uma citação de "O Senhor dos Anéis". Tolkien considerava que os mitos não era apenas histórias inventadas, mas expressão daquilo que cada povo conseguia compreender da salvação sem a revelação divina. Por isso, embora a sua obra-prima se passe num mundo sem Cristo, toda a ideia da salvação está lá presente. Também por isso coloca a destruição do Anel no dia 25 de Março. Como diz Gandalf:

"(...) dia em que Sauron caiu e em que vocês foram salvos do fogo e trazidos ao rei(...)".

Nosso Senhora da Encarnação
Rogai por Nós


P.S.: Hoje é para mim um dia especialmente importante porque faz anos a senhora minha mãe. Que Deus a abençoe e a conserve sempre na Sua Santa Graça e que continue sempre a ser para nós sinal da presença de Cristo no mundo.

Sem comentários: