segunda-feira, janeiro 05, 2009

Terra Santa

A guerra voltou mais uma vez à Terra Santa. Na terra onde Deus se fez homem, raids aéreos voltaram a assombrar as noites e os rockets começaram a cair com mais intensidade.

Diante destes facto é fácil extremar uma posição. É fácil apoiar Israel, com as suas aldeias a sul a serem constantemente alvo dos explosivos do Hamas. Centenas de pessoas normais, não soldados, mortos em atentados suicidas em autocarros, restaurantes, casamentos.

Por outro lado as repostas dos judeus não poupam ninguém. Ao mesmo tempo que matam um terrorista, não se importam em matar quem está à sua volta. Bombardeiam uma sede do Hamas, sem ligar à escola que está ao lado. Controlam completamente as entradas e saídas dos territórios palestinianos, de tal maneira que estão a condenar os palestinianos à miséria.

Mas por outro lado, o Hamas mistura-se com as escolas e hospitais exactamente para servirem de escudos. Mas por outro lado, nem todos os palestinianos (longe disso) são terroristas. Por outro lado há crianças de cinco anos em Israel que viveram sempre ao som dos alarmes anti-rockets. Por outro lado há crianças em Gaza que morreram com os misseis israelitas. E podíamos continuar a puxar razões dos dois lados.

Mas diante deste drama que solução tem o mundo a oferecer. As pessoas dividem-se entre os que apoiam Israel e os que apoiam a Palestina, mas a verdade é que os dois lados têm razões. Por isso como resolver este problema?

"Quem não tem pecado que atire a primeira pedra". Só Cristo pode de facto ser resposta a este problema. Porque Ele introduz uma nova perspectiva. Já não falamos de quem tem razão, mas de misericórdia. E a Paz só é possível com a misericórdia, ou seja, se banirmos todos os cálculos de justiçazinha e medições de razões. "Pai, perda-lhes pois não sabem o que fazem" só este amor pode salvar a Terra Santa e todo o mundo.

Por isso rezemos para que a misericórdia de Cristo ilumine os corações de todos aqueles que agora combatem na Sua terra.

Sem comentários: