quinta-feira, janeiro 15, 2009

Esta Amália não sei quem é!

Fui ver o filme "Amália". Em meu favor devo dizer que não sabia que a família tinha criticado o filme e que ainda por cima fui "coagido".

Não sendo um crítico de cinema, nem sequer percebendo muito do assunto, abstenho-me de comentários técnicos sobre o filme.

Contudo sobre a história do filme devo dizer que achei inacreditável. Seguindo a tradição moderna de fazer filmes sobre a intimidade psicológica de pessoas famosas o filme podia chamar-se "Amália no divã". Toda a história se vai desenrolado sobres três eixos: Amália tem um desgosto familiar/ Amália vai para a cama com o homem errado/ Amália tenta-se suicidar (no filme há pelo menos três tentativas de suícidio).

Não pondo em causa a veracidade destes factos, parece-me que reduzir a vida e obra da grande senhora que foi Amália Rodrigues a isto é simplesmente mau gosto.

A acrescentar a isto, há uma tentativa de reescrever a ideologia da Amália, transformando-a em alguém que estava simplesmente alheia da politica. Isto não merece comentário, pois sabe-se que é simplesmente mentira.

Outras das coisas que me irritou no filme foi terem obliterado o facto de Amália ser católica. E isto é não compreender Amália, é riscar uma parte essencial da sua vida.

Irritou-me muito o filme. Reduziram Amália a uma "estranha forma de vida" sem perceberem que aquilo que de facto a define é o "Foi Deus".

1 comentário:

Teresinha Sanches de Baêna disse...

Não acredito que foste ver o filme...!!