segunda-feira, janeiro 12, 2009

Baptismo

Ontem foi a festa do Baptismo do Senhor. Durante a missa o Santo Padre fez uma belíssima homilia sobre o baptismo das crianças.

Vale muito a pena ler a homilia, pois cada vez mais se ouvem pessoas a dizer que os pais não devem impor o baptismo às crianças. Que os filhos devem puder escolher a sua fé quando crescerem.

E o pior de tudo é que quando eu oiço estas conversas respondo sempre na defensiva: "é que a nós parece-nos" "para nós católicos" "é que nós acreditamos". Como se isto fosse assunto de mera opinião ou um discussão de possibilidades. Pois não é.

Nós sabemos, temos a certeza absoluta que através do baptismo o neófito é limpo do pecado original, recebe a graça santificante, torna-se membro da Igreja, irmão de Cristo, herdeiro do Céu. Isto não é um assunto de discussão, é um facto que nos é ensinado pela Santa Igreja Católica, através do seu magistério infalível na qual é guiada pelo Espiríto Santo.

Por isso, como pode um pai católico não baptizar um filho? Por acaso não o ensina a falar? Por acaso não o alimenta? Por acaso não lhe incute boas maneiras?

Poque razão pode um pai impor regras de conduta social para o filho que ainda não tem capacidade para escolher, mas não o pode introduzir na Igreja?

Eu até consigo perceber o problema do mundo em relação ao baptismo das crianças. Não são capazes de perceber que aquilo que nós temos de mais querido é o próprio redentor. Que nada é pior do que não viver na Sua Graça.

Mas como pode um católico, como pode alguém cujos os pais tiveram o bom senso de pedir para ele em pequeno a graça do Baptismo, através do qual ele se tornou filho adoptivo de Deus em Nosso Senhor Jesus Cristo, negar ao seu filho a mesma graça?

Este é provavelmente o maior problema de ser católico nos nosso dias, é que vivemos num mundo que já não é cristão. E às vezes damos por nós as esquecermo-nos daquelas verdade que as velhas beatas repetem em voz baixa na Igreja, tal como a catequista lhe as ensinou as 70 anos atrás!

Por isso, em vez de teorias parvas do mundo moderno, aprendamos a repetir como a Igreja nos ensina:"O Baptismo perdoa o pecado original, todos os pecados pessoais e as penas devidas ao pecado; faz participar na vida divina trinitária mediante a graça santificante, a graça da justificação que incorpora em Cristo e na Igreja; faz participar no sacerdócio de Cristo e constitui o fundamento da comunhão entre todos os cristãos; confere as virtudes teologais e os dons do Espírito Santo. O baptizado pertence para sempre a Cristo: com efeito, é assinalado com o selo indelével de Cristo (carácter)."

Sem comentários: