terça-feira, setembro 09, 2008

Bem-aventurados

Desde dia 23 de Agosto, dia em que foi assassinado um líder hindu, que os cristãos de Orissa têm sido alvo de grande violência.

Foram precisos 16 dias, 20 mortos, 50000 deslocados, 4000 casas destruídas, religiosas violadas e agredidas para o Público de hoje dedicar meia página a este assunto (menos do que o espaço dedicado a Britney Spears). Nem o facto do Papa ter falado do assunto a 27 de Agosto mereceu reparo deste jornal.

Mas podia não ser uma coisa dramática, se fosse só o Público. O problema é que este jornal foi o único meio de comunicação social português não católico a referir assunto.

Este facto merece dois reparos, que se calhar valiam dois post's.

O primeiro é que de facto a comunicação social em geral branqueia a perseguição de que os cristãos têm sido vítimas em todo o mundo. Durante todos os Jogos Olímpicos não houve uma única referência (quando tanto se falou do Tibete) aos bispos, padres, seminaristas e leigos católicos presos ou mortos pelo Estado chinês. Nenhum jornal ou telejornal falou ainda das perseguições aos cristãos no Iraque, no Vietname e no mundo islâmico em geral.

Os mesmo jornais que todos os dias trazem novas histórias de blasfémias, com sapos em cruzes e terços em imagens pornográficas, os mesmos jornais que têm como colunistas sacerdotes que só sabem escrever contra o Papa e o ensinamentos da Igreja, esses mesmo jornais são incapazes de denunciar 20 mortes e 50 000 mil deslocados em 15 dias.

Segunda questão. Hoje, ao contrário do que os jornais possam transmitir, os cristãos ainda são perseguidos. Na China, na Birmânia, na Arábia Saudita, na Nigéria, no Vietname, no Iraque há cristãos preso e mortos por causa da sua fé. Na terra Santa, entalados entre muçulmanos e judeus, sem nenhum lobby que os proteja, os cristãs vivem uma situação cada vez mais desesperada.

Contudo, a estas perseguições a Igreja responde com fé. Mesmo apesar do perigo, nesses sítios onde os cristão vivem ameaçados, a Igreja não desaparece. Mais uma vez, como de há dois mil anos para cá, a cruz é caminho para a vida.

Rezemos por isso por todos os cristãos que são perseguidos por esse mundo fora. Para que Deus lhes conceda a paz, mas sobretudo, para que Deus lhes conceda a força da fé.

Sem comentários: