quinta-feira, junho 26, 2008

90 anos de um grande Bispo.

O Bispo D. António Rodrigues completou 90 anos(24/06). Para assinalar a data, D. José Policarpo presidiu a uma missa co-celebrada por vários Bispos e dezenas de padres do Patriarcado de Lisboa.


O Papa enviou uma mensagem especial através do Secretário de Estado do Vaticano, Cardeal Tarcísio Bertone, na qual felicitou D. António Rodrigues pelos frutuosos anos de vida que Deus lhe concedeu e por nele ter esculpido os traços do bom pastor.

Na sua intervenção, no fim da missa, D. António Rodrigues agradeceu a Deus pelas oportunidades que teve ao longo da sua vida.

“Depois de formado em Direito fui aceite como padre – saudosos tempos que nunca me esquece. Já lá vão mais de 60 anos. Não posso dizer se não que recordo a promessa que fiz no dia em que fui ordenado como presbítero e depois como Bispo. Tudo isso passa hoje pelo meu espírito, acolhido em Deus e na Igreja minha Mãe, porque sou tão somente um servo inútil”, disse.

À saída, D. José Policarpo comentou a influência que D. António Rodrigues teve na vida dos católicos portugueses.

“O senhor D. António marcou uma geração. É hoje muito apreciado, mesmo por gente que já não é muito frequentadora da Igreja, mas que foram muito marcados pela sua inteligência e pela sua intervenção de trabalho. Se durante um tempo ele era muito admirado e temido hoje é muito estimado”, refere o Cardeal Patriarca.

D. António dos Reis Rodrigues foi referência em Portugal para várias gerações de católicos: antigo Bispo de Madarsuma foi auxiliar de dois Ordinários Castrenses, os Cardeais Patriarcas D. Manuel Cerejeira e D. António Ribeiro. Foi depois Bispo Auxiliar de três patriarcas. Foi ainda Secretário e Vice-Presidente da Conferência Episcopal.

Uma vida e missão aqui retratadas pelo padre Mário Rui, pároco da Igreja de São Nicolau, em Lisboa.

“O senhor D. António Reis Rodrigues é uma pessoa dotada de grande inteligência, com um pensamento coerente, um pensamento ricamente estruturado em que impressiona a vastidão do seu saber e a amplitude da sua cultura. O senhor D. António, como homem como padre, como Bispo, sempre manifestou uma firmeza de carácter e uma coragem lúcida tantas vezes postas à prova no exercício de funções. Sendo brilhante foi, ao mesmo tempo, discreto”, refere.

No dia 14 de Julho, na Universidade Católica, vão ser lançados cinco livros de D. António Reis Rodrigues sobre a Doutrina Social da igreja, dois dos quais inéditos. A apresentação vai estar a cargo do Reitor Braga da Cruz."

Não posso dizer que me lembre da acção pastoral do Senhor Dom António. Contudo, foi amigo do meu avô e da minha familia e guardo dele a ideia de um grande pastor.

Confiando no testemunho daqueles que com ele privarem, rezo ao Senhor para que nos envie tão grande pastores com o Senhor Dom António.

Sem comentários: