quinta-feira, janeiro 17, 2008

La sapienza?

Sobre os incidentes que impediram o Papa de visitar a Universidade La Sapienza foram já escritas coisas muitos boas e importantes, que iremos tentar publicar. Contudo houve uma coisa que a mim me tocou especialmente nesta "vergonha" para todos os universitários: é que uma quantidade de universitários, de gente que estuda, que investiga, que lê se tenha deixado levar por uma citação descontextualizada.

Somos cada vez a geração do "Toda a gente sabe" e do que "Está mais que cientificamente provado". Uma geração cujo o conhecimento começa no Google e acaba nos blog's. Nenhum daqueles que se manifestou contra a ida de Sua Santidade a uma universidade fundada por um seu predecessor se deu ao trabalho de ir ler o discurso citado, limitou-se a aceitar como dada definitivo um panfleto distribuído na Universidade.

E assim a Universidade se vai tornando num lugar de alienação e não de conhecimento. Este é resultado de décadas de ensino laico, baseado em ideologias, mais ocupado em provar pontos de vista do que em descobrir a Verdade.

A Universidade deixou de ser o local onde os mestres ensinam os alunos e passou um viveiro técnicos opinativos, que nunca leram nada mais do que as páginas estritamente necessárias para passar o ano!

Sem comentários: