quinta-feira, outubro 11, 2007

Ingénua galhardia!

A classe pseudo-intelectual em Portugal tem duas frases com que arruma todas as discussões: "Toda a gente sabe" e "Está cientificamente provado". Regra geral a estas duas supremas afirmações seguem-se pérolas do género: "que o Papa Pio XII apoiou Hitler" ou então coisas como "que morrem milhares de mulheres vitimas de aborto clandestino em Portugal". Claro que por vezes, por entre alguns pseudo-intelectuais mais gorosseiros, que só sabem o que leram em revistas estrangeiras, aparecem uns que até tem uns neurónios e leram uns livros. Esses costumam recorrer menos vezes a estas duas belas expressões, mas produzem habitualmente senteças como (com um ar dogmático de quem não se confunde com o resto da maralha) que a fé e a razão não se tocam.

No meio destes senhores nada é melhor alvo de escárnio do que um colunista católico. Para este senhor os católicos que dão opiniões só podem, ou não falar de religião ou dizerem heresias. Tudo o resto é para estes senhores, cujo mundo começa nos seus bloggs e acaba na crónica semanal do amigo no Meia Hora, beatices que não são dignas das suas atenções. Por isso tem tedência a ridicularizar todos os católicos que se atrevem a publicar as suas opiniões ou a dar testemunho da sua fé nos media.

Este facto faz com que muitos católicos, mesmo os poucos que têm acesso aos media, evitem falar da fé em público. Contudo subsiste num dos nossos jornais um colunista que se recusa a ceder a esta ditadura pseudo-intelectual, sendo por isso alvo habitual do desprezo pseudo-intelectual de pessoas que não tem classe suficiente para contestar uma opinião dele, quando mais para se arvorarem em juízes dos seus artigos.

Falo, obviamente, do Professor João César das Neves, que indiferentemente a todas as críticas continua a publicar placidamente a sua coluna no Diário de Noticias. E os artigos do Senhor Professor são para nós, católicos, autênticos balsâmos. Ver que num meio onde impera o ataque à Igreja e sobretudo à cultura cristã, um homem que testemunha com clareza e inteligência a sua fé é para nós como uma luz no meio da escuridão.

O Professor César das Neves possui aquilo a que se pode chamar "ingénua galhardia", pois, sem qualquer cálculo de poder ou de conveniência social, limita-se a testemunhar aquilo que vive. Utilizando a sua enorme inteligência o Professor todas as Segundas-Feiras nos brinda com artigos que lançam um olhar cristão, um olhar verdadeiramente humano, sobre o que se passa nos nossos dias.

Peço para mim, assim como para todos aqueles que escrevem neste blog, esta coragem e simplicidade do Professor César das Neves: testemunhar sempre o que nos aconteceu, sem cálculos ou medos dos resultados!

Sem comentários: