sábado, julho 14, 2007

Segurança!

Um dos grandes temas da campanha para a Câmara foi a segurança, ou melhor, a insegurança. Contudo, todos os quandrantes analisam a segurança de um prisma ideológico: a extrema direita culpa os imigrantes, a extrema esquerda os ricos que exploram os pobres, o resto culpa a sociedade que discrimina os pobres, os loucos, os imigrantes, enfim, todos os que não se encaixam na sociedade.

Todas estas explicações partem do príncipio que o homem é feito pela sua circunstância, como se o homem não tivesse liberdade para decidir entre o bem e o mal. Contudo a realidade nega este pressuposto, de que o homem é feito pela circunstância. Desde sempre que há homens pobres e perseguidos que se tornaram grandes homens e homens que tiveram tudo e se desgraçaram.

O problema da segurança é, antes de mais, um problema de eduação. Nós hoje somos educados na crença que não há bem nem mal, só há culturas e opiniões diferentes. O mundo moderno afirma que não há uma Verdade, por isso não há coisas erradas.

Uma sociedade que é educada assim, é uma sociedade que simplesmente não é educada. Uma sociedade que diz que tudo é verdade é uma sociedade que afirma que nada é verdade.

Só uma sociedade que afirma a Verdade pode realmente educar. O problema não é a sociedade, mas sim a deseducação da mesma!

1 comentário:

Milton disse...

Oi amigos,

muito bom este blog - comentários, juízos dos valores que aprendemos e vivemos através do Movimento Comunhão e Libertação. Sou brasileiro e peço que façamos intercâmbio - deixo o meu e-mail para contato.
Um abraço, Deus os abençoe!
Milton.
miltonze@ig.com.br