quarta-feira, maio 16, 2007

Fátima no Coração da História

Tive a graça de visitar, no dia 12 de Maio a exposição "Fátima no Coração da História" e fiquei verdadeiramente comovido pela Beleza, Verdade e Actualidade nela expressas e transmitidas. Não podia deixar de escrever sobre ela.
.
A exposição é composta por três partes:
.
1. A primeira parte, demonstra como as aparições na Cova da Iiria foram determinantes na História do século XX. Um dos séculos de maior perseguição à Igreja de sempre. Os regimes totalitários (da esquerda à direita) "causaram" quase tantos mártires quantos os nascidos no conjunto dos séculos precedentes. O papa João Paulo II, sofre o atentado a 13 de Maio de 1982. Apercebe-se, já no hospital, que uma mão materna tinha desviado a bala que, em circunstâncias normais, o teria morto. Passado um ano o Papa peregrina a Fátima para agradecer a protecção recebida e oferecer a bala que o atingira a Nossa Senhora. Seguem-se as renovações da consagração do Mundo ao Imaculado Coração de Maria, por insistência da irmã Lúcia. Em 1989 dá-se a inesperda queda do muro de Berlim e da União Soviética, pondo termo á Guerra Fria. A promessa fora cumprida. "O Meu Imaculado Coração triunfará!"
.
2. A segunda parte, centra-se na História e Mensagem de Fátima. As aparições datam de 1917. Em Portugal era tempo de enorme perseguição à Igreja (Primeira República). No mesmo ano, dá-se a revolução comunista, na longínqua Rússia.
.
Nossa Senhora aparece em Fátima a três crianças e exorta-as à Oração, à Penitencia e à Conversão. Pede em especial, para fazerem penitencia e rezarem todos os dias o terço: em desagrvo das ofensas cometidas ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria; pela pessoa do Santo Padre e pelas suas intenções; pela conversão dos pobres pecadores; pela conversão da Russia (que os pastorinhos pensavam ser uma senhora que pecava muito!).
.
A mensagem continua ainda hoje actual. A mensagem direge-se a cada um de nós. A 13 de Maio de 2000, João Paulo II torna a peregrinar a Fátima. Entrega a Nossa Senhora o seu anel episcopal com a inscrição "Totus Tuus", beatifica a Jacinta e o Francisco e revela a terceira parte do segredo de Fatima (que se refere ao atentado sofrido em 1982). O Papa não deixa terminar o grande Jubileu do ano 2000, sem antes consagrar o novo mlénio a Nossa Senhora.
.
3. Finalmente a terceira parte, conta a História do Milagre de Alverca. A História da construção da Igreja dos Pastorinhos. A primeira Igreja dedicada aos Beatos Francisco e Jacinta Marto. Mas para perceber bem a dimensão deste Milagre, nada como lá ir pessoalmente.
.
Até ao dia 31 de Maio pode ser visitada a exposição, "Fátima no Coração da História" , na Igreja dos Pastorinhos em Alverca.
.
Totus Tuus Maria

Sem comentários: